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Dica de venda: Conheça seu público!

Você está desapontado com sua última campanha de marketing? Investiu muito dinheiro em promoções mas sua empresa não obteve os resultados esperados?

Uma das principais razões para esse problema é provavelmente a falta de segmentação para atingir o público certo. Conhecer a fundo o perfil de seus clientes é essencial para impactá-los positivamente.

A segmentação – determinar quem é o público – permite que uma empresa descubra um nicho de forma mais eficaz. Como resultado, você pode determinar verdadeiras necessidades de seus clientes. e oferecer serviços e produtos adequados e aumentar as chances de fechar a venda.

As organizações que não segmentam o público e arremessam em qualquer lugar suas comunicações tendem a cometer mais equívocos. Portanto, gastam dinheiro em campanhas que não entregam resultados satisfatórios.

Quer fazer marketing de sucesso? Veja as dicas abaixo:

1. Faça pesquisas para entender o comportamento do público-alvo

Dica de venda: Conheça seu público!

É muito importante ter um conhecimento detalhado e compreensão do mercado em que sua empresa atua. Fazer uma enquete de mercado para reunir o máximo de informações possível sobre seu público-alvo, como idade, sexo, classe econômica e social, nível de escolaridade, região onde você mora( ex: São Paulo – excelente destino para um casal evangélico), etc.

Além disso, é importante conhecer os fatores comportamentais para segmentar seu público. Em seguida, inclua perguntas sobre estilos de vida, tendências e atitudes do consumidor em relação aos seus produtos em sua pesquisa.

Dessa forma, você consegue mapear diferentes grupos de clientes, pois no seu nicho existem pessoas com necessidades de compra diferentes. Consequentemente, podemos oferecer produtos adequados para cada grupo.

2. Desenvolva uma estratégia de comunicação para cada perfil de público

Depois de conhecer os diferentes tipos de público da sua empresa, é fundamental desenvolver estratégias de comunicação específicas para cada perfil.

Mesmo que usem o mesmo produto, pessoas com objetivos e características diferentes podem não ser atraídas por uma mensagem padronizada.

Por isso, criamos promoções, ofertas e ferramentas de comunicação adequadas a cada grupo de consumidores. Por exemplo, para se comunicar com os jovens a empresa pode criar campanhas na internet com jeito informal e descontraído.

3. Crie um plano de comunicação anual

Dica de venda: Conheça seu público!

Para ser mais eficaz, a comunicação de uma empresa deve ser bem estruturada e planejada anualmente. Com essa ferramenta, a empresa pode criar campanhas com base de dados relevantes e de forma mais organizada, aumentando as chances de sucesso.

Para criar esse plano, primeiro defina as metas da empresa para os próximos doze meses, como aumentar a credibilidade da marca e as vendas.

Em seguida, crie ações que o ajudarão a atingir esses objetivos com base nas características do seu público. Cada ação deve conter o tipo de mensagem a ser divulgada, para quem, quando e em quais veículos de comunicação, bem como o que se espera alcançar por meio dela.

4. Construa relacionamentos por meio de eventos

Quer sua empresa atue no mercado físico ou no mercado virtual? Organize eventos para interagir com seu público é uma ótima maneira de promover sua marca.

Pequenos ou grandes, quer você queira mostrar seus produtos ou informar o público sobre os serviços oferecidos, eles são uma boa escolha.

Ao participar desses eventos, os clientes em potencial podem conhecer sua empresa e até se identificar com sua marca. Isso permite que eles decompusessem os produtos que vendem, seus benefícios e tomem decisões finais de compra.

5. desenvolvendo as massas em veículos tradicionais

Dica de venda: Conheça seu público!

Apesar de estarmos na era da internet, mídias como rádio e internet ainda são muito acessíveis. Por isso, também é importante divulgar sua marca por meio dessas ferramentas, desde que sejam utilizadas pelo seu público-alvo.

As ações de marketing devem ser inseridas em canais que correspondam ao perfil do seu público. Se seus consumidores possuem menor poder aquisitivo, a campanha deve ser feita em um canal popular de televisão ou rádio e não em canais pagos, por exemplo.

6. Use a segmentação de público nas mídias sociais e canais digitais

Não basta produzir conteúdo específico para redes sociais e outros canais digitais, é preciso desenvolver um tipo de conteúdo diferente para cada grupo de clientes que navega nessas plataformas.

Sem contar que toda rede social exige algum tipo de comunicação. Você pode criar textos mais complexos no Facebook, mas no Instagram é importante focar nas imagens e criar textos menores e mais objetivos.

As pessoas são constantemente influenciadas pelas mudanças do mercado o que também modifica o seu comportamento. Consequentemente, para atingir o público certo, as empresas devem pesquisar incessantemente seu público-alvo e acompanhar seu desenvolvimento para atender às suas necessidades.