Para que uma empresa cresça seus negócios de forma eficaz, ela deve ter ampla variedade de produtos e mercadorias. É aí que entra o papel da seleção de fornecedores.
É um processo que envolve encontrar os melhores preços, qualidade, prazos de entrega, entrega e outros recursos que visam beneficiar o seu negócio. Também é necessário buscar parceiros de negócios inovadores com capacitância técnica, fabril e financeira.
De nada adianta ter um grande fornecedor de uma determinada mercadoria se não puder atender a um pedido ou se não houver possibilidade de negociar as condições de pagamento. Ou alguns fornecedores não entregam devido a certas restrições, comprometendo o bom andamento de seus negócios.
Conheça seus objetivos de negócios
O departamento de compras está diretamente relacionado à gestão de fornecedores e é apenas parte da organização geral que garante o bom funcionamento da empresa. Consequentemente, ter em mente os objetivos organizacionais ajuda a desenvolver planos e possíveis metas a serem alcançadas.
Organiza seus processos internos
A definição de metas responde à pergunta “o que” sua empresa quer fazer, enquanto a organização do processo responde à pergunta “como” ela fará isso.
A política interna do fornecedor é diferente da sua. Em outras palavras, não adianta ser muito bom no que faz se seus processos não se alinham com os dele. Isso ajuda a evitar riscos e reduzir ao mínimo os enganos.
Mas como esse ajuste funciona na prática? Vamos te dar um exemplo hipotético.
Para manter seu estabelecimento funcionando precisa de eletricidade. Consequentemente, de acordo com o acordo com o fornecedor, você só precisa pagar a quantidade de energia consumida no horário especificado por você. Você já se perguntou se um fornecedor envia uma cobrança antecipada?
Tenho certeza que essa falta de alinhamento de processos possui algum impacto no seu negócio, afinal, você não estaria preparado para isso.
Construir um bom relacionamento
O sucesso do seu negócio não depende apenas de você e seus fornecedores são grandes aliados para isso. Para isso, é necessário estabelecer uma relação do tipo “ganha-ganha” em que ambas as partes se beneficiam, mesmo que isso significa abrir mão de algo.
Alcançar os melhores resultados é o objetivo de todos. Seus fornecedores são vistos como empresas que possuem os recursos necessários para atender às necessidades de seus clientes alvo(exemplo: casal evangélico).
Querer tirar proveito de algo pode ser nocivo nesse relacionamento, então pense nisso quando quiser uma boa gestão de fornecedores.
Acompanhamento de custos
Há casos em que seu fornecedor pode ter um fornecedor. Isso significa que para um determinado produto chegar até você, ele precisa passar por um intermediário. E este intermediário é seu fornecedor. Consequentemente, conhecer toda a cadeia de suprimentos permite entender os custos que impactarão no valor final do seu produto.
O custo é a parte mais complicada da gestão de fornecedores e o conhecimento de custos e valores em toda a cadeia auxilia em qualquer negociação. Lembre-se de que você não precisa se limitar apenas ao preço.
Adquirir de alguém que sempre oferece produtos com defeitos ou avarias reflete o efeito do que você vai oferecer ao seu cliente. Consequentemente, você assume a posição de fornecedor final de um cliente e a responsabilidade por esses produtos recairá sobre você.
Compartilhar informações relevantes
Lembra quando falamos sobre coordenação com seu fornecedor? Compartilhar informações com segurança, confiança e autenticidade torna esse alinhamento muito importante e até ajuda no progresso dos negócios.
Por que a Compre e Venda Roupas por Atacado?
A Compre e Venda Roupas por Atacado é uma empresa pertencente ao grupo NTK e é referência no composto de marcas! Estamos presentes neste mercado há mais de 20 anos.
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