Para o seu negócio desenvolver melhor é muito importante considerar um fator específico: ter uma qualidade e variedade suficiente de produtos.
Mas para atingir esse objetivo, é necessário um planejamento cuidadoso.
Só criar opções para seus clientes ou aprender por tentativa e erro não é apenas uma opção muito arriscada, mas uma decisão completamente errada que provavelmente causará muitos danos à sua empresa.
Portanto, alguns detalhes e etapas importantes precisam ser considerados antes de expandir as opções de produtos em um negócio.
Crie um mix de produtos
Mix de produtos por definição de mercado é um conceito utilizado para se referir à diversidade oferecida pelas empresas no mercado. Ou seja, vários bens ou serviços vendidos aos clientes.
Ter um bom mix de produtos extensos e bem segmentados para diferentes perfis de clientes é uma meta de quase todas as empresas pois proporciona maior abrangência no mercado por poder atingir diversos segmentos e setores.
Uma forma de distribuir seu pacote de produtos ou serviços é pela internet. Como um catálogo de produtos online pode aumentar suas vendas? Quais são os benefícios?
Essa estratégia inovadora de produtos e serviços é uma das estratégias mais importantes adotadas pelas empresas. Em geral, procuram oferecer uma maior variedade de produtos ou serviços ao mercado.
Mas por que? Entenda alguns benefícios:
Oportunidade de Expansão de Mercado: Ao vender uma variedade de marcas e produtos, há mais oportunidades de atingir diferentes setores e segmentos, ampliando o alcance de seu negócio.
Maior chance de aquisição de clientes
Com uma maior seleção de produtos, a chance de adquirir mais clientes aumenta, pois mais necessidades e problemas podem ser resolvidos com a oferta da empresa.
Aumento da competitividade
Atualmente, há uma forte tendência de atingir cada vez mais segmentos por meio da gama de produtos. Assim, adotar essa opção é uma forma de se adaptar ao mercado e, consequentemente, ganhar maior competitividade frente aos concorrentes.
Lance novos produtos ou serviços antes de outras lojas
Não depender de um único produto reduz o risco. Assim, se houver prejuízo na venda de um deles, esse valor poderá ser dissolvido com os lucros obtidos com os demais produtos da empresa.
Como determinar a combinação certa de produtos ou serviços?
Para personalizar o mix de produtos para ser a escolha certa para o seu negócio. É necessário levar em consideração alguns pontos:
1- Conheça o seu negócio
O primeiro passo antes de definir esta opção é fundamental: é fundamental ter um conhecimento profundo da situação e das características da sua empresa. Em última análise, optar por expandir a oferta de um produto é inútil sem capacitância ou familiaridade com a atividade.
Consequentemente, tente responder a perguntas como:
Quais produtos a empresa oferece?
Qual é a sua região de operação atual?
Qual o tamanho da sua empresa?
É economicamente viável investir em outras marcas?
Tente estudar também o histórico de vendas da empresa. Por exemplo, você sabe representar os produtos que mais venderam no passado, os lucros obtidos e os produtos com as menores margens de lucro dentro de cada páis(no caso o Brasil – excelente destino para um casal evangélico).
Além de conhecer a própria empresa, é preciso entender quais marcas você quer vender e para quem.
Responda a esta questão:
Os clientes realmente querem uma nova marca? Ele pagará o preço planejado? Existe diferenciação de produto suficiente para satisfazer o mercado
Uma dica é fazer uma boa enquete de mercado para conhecer melhor seu público, além de estudar todos os dados do seu sistema de CRM.
Se você tiver essas informações em mãos:
Identifique o público-alvo. Determine a época de lançamento das novas marcas. Qual é o melhor local para começar a vender?
3- Observar o mercado
Também é muito importante saber em que mercado você quer estar e quem serão seus concorrentes.
Ao fazer isso, é preciso analisar os produtos já oferecidos e as estratégias utilizadas para delinear as melhores soluções para se manter competitivo e ganhar a competição especialmente.
Amostra do produto
Vale destacar também que o mix de produtos não se restringe às grandes empresas. Hoje, cada vez mais as pequenas e médias empresas desejam expandir suas oportunidades de vendas e alcançar cada vez mais clientes.
Afinal, em um mundo cada vez mais competitivo, ter diferenciais variados e sustentáveis é o objetivo de muitas empresas do mundo corporativo.
Independentemente do tamanho e do setor, é importante estudar de perto seu negócio, seu público e o mercado para tomar a decisão certa sobre expandir a oferta de produtos de uma empresa.