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Venda online e entregue para todo o Brasil

Venda online e entregue para todo o BrasilExistem muitas formas de vender online. Mas todos têm o mesmo objetivo: garantir que a mercadoria que vendem chegue aos seus compradores. Você conhece a melhor maneira de gerenciar sua cadeia de suprimentos para atingir suas metas de vendas online?

Em geral, existem três modelos de entrega: logística própria, logística parcialmente terceirizada e logística terceirizada. Cada um tem suas próprias características, prós e contras. Você, vendedor, deve escolher aquele que agregará mais valor ao seu negócio.

Queremos ajudá-lo a compreender que tipo de logística se ajusta a cada modelo de negócio online e qual a importância da gestão adequada de todo o processo de entrega para o sucesso das suas vendas online.

Logística própria

No caso do próprio transporte todo o processo de envio é de responsabilidade exclusiva da vendedora, isso significa que você precisa gerenciar e executar todas as etapas desde o estoque até a entrega do produto.

Logística parcialmente terceirizada

Como o nome implica, algumas terceirizações logísticas ocorrem quando o fornecedor terceiriza seus serviços para outra empresa. Mas esta empresa não é responsável por todo o processo de entrega.

O exemplo mais comum disso é o uso dos carteiros. Mas você mesmo tem que armazenar os produtos embalá-los e enviá-los à agência para despachá-los para que seu pacote chegue ao destinatário.

Algumas lojas virtuais de pequeno e médio porte firmam contrato com os correios. Dessa forma, os vendedores podem garantir descontos no frete e gastar menos tempo na agência pois pagam mensalmente e não pelo frete.

Além disso, o contrato dá acesso tarifas preferenciais: é possível pagar o valor do PAC para serviços expressos como Sedex. Se você vende em várias cidades do Brasil e seus produtos atendem as normas dos carteiros, firmar um contrato pode ser muito vantajoso.

Mas o correio não é a única opção. Outros serviços logísticos sem-iterceirizados bem conhecidos incluem aplicativos de entrega, como Rappi e Loggi. Ambas as marcas proveem produtos diferentes para todos os usuários. Isso significa que basta se cadastrar no aplicativo e solicitar a retirada e entrega da mercadoria vendida.

Não é necessário ter uma loja online, fazer parceria com nenhuma das marcas ou fazer parte do aplicativo Eles podem atuar como serviços de motoboy, que é outra opção de entrega por sinal. Esses serviços de entrega ainda são ótimas opções para entrega expressa ou entrega de última hora.

Como aplicar?

Uma grande vantagem dos dois tipos de logística descritos acima é que eles são mais democráticos. Para empreendedores que estão começando a vender online e para pequenos negócios, essas alternativas de delivery são acessíveis, práticas e funcionais!

Mas é importante lembrar que esses sistemas só funcionam se você vende ou pretende vender na sua cidade. Ou seja, se você deseja vender seus produtos para outras cidades e estados do país esses dois sistemas logísticos não são suficientes.

No entanto, pequenos varejistas online empreendedores que vendem pelas redes sociais e mesmo quem expõe em vitrines online como OLX e Facebook Marketplace pode optar pela logística terceirizada ou própria para entregar em sua cidade.

A logística própria pode ser uma boa alternativa tanto para lojas virtuais com alto volume de vendas quanto para um empreendedor que acabou de começar e ainda tem alguns pedidos por semana.

No primeiro caso, é ideal para a empresa que, além de um veículo separado, um ou mais funcionários sejam responsáveis ​​pela entrega.

No caso dos microempreendedores, é possível coletar todas as entregas no mesmo dia da semana. Então você recebe os pedidos até, digamos, sexta-feira, e no sábado você faz as entregas. O mesmo se aplica às vendedoras que anunciam seus produtos nas vitrines das lojas online.

Logística terceirizada

Venda online e entregue para todo o BrasilTerceirizar o frete da sua loja online significa contratar uma empresa especializada para cuidar de todo o frete comercial e da logística do processo.

Neste caso, a empresa indicada é responsável por todas as etapas da entrega, inclusive o armazenamento. Esse modelo é chamado de fulfillment quando um terceiro cobre todas as operações necessários para entregar o produto ao cliente final.

Alcançar resultados requer operações complexos entre diferentes departamentos: logística, tecnologia e atendimento ao cliente. exemplos de empresas que oferecem esse serviço são Melhor Envio e Soulog.

Em junho de 2019, uma enquete realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletronico (ABCOMM) mostrou que o custo de armazenamento e manuseio de mercadorias em lojas virtuais personificava 19,3% e 14,8%, respectivamente, dos custos logísticos.

Por isso, contratar uma empresa especializada nisso pode ser uma boa ideia. Mas para qual modelo de negócio é adequado para logística externa?

A embalagem e a espera pelo produto

As compras on-line não terminam quando seus clientes clicam em finalizar a compra. Esperar pelo produto e receber o pedido também fazem parte dessa experiência. Assim, o comprador atribui todo esse processo à sua loja, mesmo que a entrega tenha sido realizada por outra empresa.

Portanto, o e-commerce cujos serviços logísticos são terceirizados deve se responsabilizar pelo acondicionamento e possíveis falhas no processo. A embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com o produto.

Você já viu um “unboxing” no Instagram que não tinha uma boa embalagem? Surpreender seu cliente com uma experiência agradável, bonita ou até mesmo divertida ao receber e abrir o pedido pode ser uma ótima estratégia de mercadologia.

Além disso, se a empresa que contrata o entregador tiver algum erro no processo, você deve estar ciente disso e entrar em contato com seus clientes antes de fazê-lo.

Lembre-se: não importa para o cliente como o produto chega ou quem é o responsável, a compra foi feita em sua loja e é você quem vai receber, críticas e reclamações do público(exemplo: casal evangélico).

Dica: Usar a ferramenta de Rastreio de Correio da Nuvem shop para consultar o itinerário oficial do seu pedido.

Então, veja como sua empresa pode vender mais e proporcionar a melhor experiência ao cliente, cada possibilidade levando em consideração seu volume de vendas, tipo e características do seu produto, valores, seu espaço de vendas e os recursos materiais e pessoais disponíveis para sua loja online.