O mercado de moda no Brasil está em plena expansão, apresentando diferentes possibilidades de atuação, inclusive de investimentos para quem quer empreender e rentabilizar o setor.
Afinal, a indústria da moda tem altas demandas para atender às necessidades básicas das pessoas, como o vestuário. Além disso, ele é um dos mais lembrados em datas comemorativas, proporcionando mais oportunidades de aumento na receita.
Consequentemente, se você se interessa pelo assunto e deseja conhecer a situação atual do setor, bem como os sub ramos de atuação, prossiga lendo. Vamos apresentar algumas informações bem importantes sobre o assunto.
Características do setor
Se você quer trabalhar com o mercado da moda o primeiro passo é entender como ele funciona. Nesse sentido, é importante destacar que existem diferentes atividades relacionadas.
Veja algumas abaixo:
Fotografia: responsável pela produção dos modelos e dos cenários para as sessões fotográficas de campanhas, revistas e muito mais;
Produção: cuida da organização e produção de eventos de moda, como desfiles, além da realização de editoriais, campanhas publicitárias e catálogos;
Estilismo: atividade voltada para a criação das peças;
Coordenação: tarefas relacionadas à supervisão de equipes, gerenciamento de compra, confecção de coleções nas lojas e fábricas, bem como a orientação aos profissionais sobre as tendências do mercado;
Consultoria de imagem e estilo: nesse caso, o profissional se encarrega de orientar os clientes sobre como se vestir e portar-se de acordo com seus objetivos;
Ilustração: desenvolvimento de desenhos técnicos e ilustrações voltadas para revistas, campanhas, entre outros;
Modelagem: criação de moldes com base nos desenhos dos estilistas, servindo como direcionamento para a confecção das peças.
Consequentemente, independentemente da atividade escolhida, o profissional da moda está envolvido na criação e comercialização de peças de vestuário, desde roupas até bolsas.
Para exercer a profissão é fundamental ser uma pessoa criativa, versátil e sensível. Também é importante saber trabalhar em equipe, estar atento novas tendências e ter bom gosto para combinar harmoniosamente as diferentes possibilidades de estampas, texturas, cores e peças em geral.
Tendências do mercado da moda
Como já dissemos, o mercado da moda oferece grandes oportunidades para quem quer investir nessa área. Segundo o Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp — Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o setor pode cresceu mais de 3,1% no ano de 2021.
O mercado portanto, apresenta bom crescimento e perspectivas para os próximos anos. Para incentivá-lo a entrar neste setor nós compilamos uma lista das tendências mais populares. Veja abaixo quais são.
Sistema de produção automatizado
A automação abrange muitas indústrias. e a indústria têxtil é uma delas. Algumas tarefas tornaram-se totalmente automatizadas, como o corte a laser de tecidos ao comando de um computador.
Por outro lado, a área que mais vai ganhar com a automação é a gestão. Com softwares capazes de integrar toda a cadeia produtiva, as atividades passam a gerar custos menores. Com isso, a empresa consegue se dedicar às suas atividades principais voltadas à fabricação de peças.
Ao contrário da crença popular, isso não significa que os funcionários estão sendo resignados, pois estarão disponíveis para outras tarefas como supervisão de montagem.
Expansão do mercado digital
Se você acha que o contato físico com o produto é essencial para todos os clientes da indústria da moda saiba que isso mudou muito com a expansão do mercado digital. Afinal, na era da conveniência da internet muitas pessoas navegam de um site para outro em busca de roupas.
Além disso, a maioria dos consumidores faz sua pesquisa online antes de comprar qualquer coisa física. Vale lembrar também que uma pessoa pode ir a uma loja física de uma determinada empresa, experimentar as roupas, mas não levar por causa do preço e depois procurar algo semelhante no meio digital.
Temos ainda o Google Lens que permite que as pessoas tiram fotos e depois pesquise nas imagens. Isso permite que eles encontrem peças semelhantes. Como resultado, há uma chance maior de que o cliente vai comprá-lo.
Adapte-se ao mobil
De acordo com um estudo do Google, 71% das pessoas que usam o celular para pesquisa online consideram os dispositivos como importantes para fazer compras nas lojas. Por isso, é necessário investir em sites e aplicativos mobile.
Aliás, você já escutou falar em site responsivo? É um modelo de plataforma que facilita a navegação do usuário ao acessar via mobile. Você provavelmente já tentou entrar em uma página e precisou dar zoom para ler as informações ou preencher formulários e, com isso, parou de continuar, certo?
Através de sites responsivos, isso não vai acontecer. Isso ocorre porque as páginas da web se adequam a todos os tipos de telas. Promove uma melhor navegação e usabilidade permanente. Assim, as empresas investem nisso justamente porque têm como base a experiência do cliente móvel. participação nas redes sociais
Facebook, Instagram e Twitter são redes sociais que se tornar ótimas plataformas de comunicação entre clientes e empresas. A indústria do vestuário se beneficiou deles para mostrar coleções e disponibilizar vídeos de eventos.
Valorizando sua presença digital o setor da moda ficou mais próximo dos consumidores. Ouvindo e respondendo perguntas. Compreendendo as necessidades do público-alvo(exemplo: casal evangélico) e trabalhar com essas informações. Você também deve ter em mente que utilizar influenciadores em plataformas como o Instagram pode ajudá-lo a ganhar mais.
Isso porque as celebridades costumam ser parceiras da empresa e podem oferecer descontos especiais aos seus seguidores com cupons. Além disso, segundo pesquisa do Google, 85% dos consumidores estão dispostos a comprar quando o desconto é oferecido.
Como você pode ver, o mercado da moda é uma boa escolha para qualquer pessoa interessada na produção e venda de roupas. Com essas tendências isso dá mais oportunidades de crescimento e aumento de receita.